DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA
profissionalização e práticas educativas

Maria Isabel da Cunha
Sandra Regina Soares
Marinalva Lopes Ribeiro
(Organizadoras)

Ano: 2009
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Gemicrê Nascimento
ISBN: : 978-85-99799-07-9
Número de Páginas: 230 p.
Formato: 15,5 x 22 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

Coletânea de 12 artigos cujo foco são as situações que colocam em crise a identidade profissional dos professores universitários no contexto
contemporâneo. Compreende duas partes: a primeira trata da profissão do docente universitário, sua formação e ética; a segunda tem por
objetivo a prática dessa profissão.
A multiplicidade de visões de autores brasileiros, argentinos e canadenses dá ao livro um enfoque universal que, com esse propósito, articula-se também com o local.

Disponível em Livrarias
R$ 30,00


PESQUISA
métodos e técnicas de conhecimento da realidade social

Judith Sena da Silva Santana
Maria Angela Alves do Nascimento
(Organizadoras)

Ano: 2010
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Gemicrê Nascimento
ISBN: 978-85-99799-16-1
Número de Páginas: 204 p.
Formato: 17 x 24 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

Livro que é fruto das experiências de seus autores docentes pesquisadores. Sem pretender ser um trabalho acabado, visa a contribuir, através da teoria e prática desenvolvidas na área acadêmica, para o exercício da reflexão, construção, intuição e criatividade de jovens pesquisadores discentes de graduação e pós-graduação.
Ao focalizar temas de Filosofia e Metodologia das Ciências, como a relação entre teoria e método, a produção de conceitos, a problematização e as possibilidades de análise, procura mostrar, de forma clara e simples, porém fundada na criatividade do leitor, em que consiste a construção do conhecimento.

Disponível em Livrarias
R$ 40,00


INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
as professoras

Trazibulo Henrique

Ano: 2011
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Jaciene Carvalho e Valdomiro Santana
ISBN: 978-85-99799-20-8
Número de Páginas: 192 p.
Formato: 14,8 x 21 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

Este livro, de linguagem acessível, descreve e analisa uma rica experiência pedagógica: o trabalho das professoras de uma escola municipal de Feira de Santana, (BA), com 900 alunos, que passou a contar com um laboratório de Informática.
O que Trazíbulo Henrique mostra e esclarece nesta pesquisa, realizada em 2001, é o modo pelo qual as professoras da escola estudada vivenciaram a realidade — para elas, nova e instigante em todos os sentidos — no cotidiano da sala de aula, particularmente em relação ao
ensino de Matemática.

Disponível em Livrarias
R$ 20,00


AS AÇÕES AFIRMATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
política de inclusão ou exclusão?

Erika Suruagy Assis de Figueiredo

Ano: 2011
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: jUSTINO nETO
ISBN: : 978-85-99799-28-4
Número de Páginas: 210 p.
Formato: 15,5 x 21,5 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

Tema polêmico e delicado é o deste livro. Seu campo empírico é a UFBA, por ter sido a primeira universidade federal a iniciar a discussão e uma das primeiras a implementar a reserva de vagas, razão pela qual serviu de modelo para o Projeto de Lei sobre o assunto.
O estudo focaliza a política de ação afirmativa, especialmente a reserva de vagas-cotas, no contexto de mundialização do capital e da
educação. O que se desvela é uma “inclusão-excludente”, a qual, ao mesmo tempo que incorpora a reivindicação dos negros e trabalhadores em geral por educação, nega-lhes a possibilidade de acesso a uma educação pública de qualidade, científico-tecnológica, sócio-histórica, e
sua permanência na universidade.

Disponível em Livrarias
R$ 25,00


EDUCAÇÃO E PLURALIDADE SOCIOCULTURAL
instituições, sujeitos e políticas públicas

Antonia Almeida Silva
Denise Helena Pereira Laranjeira
Ludmila Oliveira Cavalcante
(Organizadoras)

Ano: 2011
Área: ECOLOGIA HUMANA E ETNOBIOLOGIA
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Justino Neto sobre ilustração de Robério Santos
ISBN: 978-85-99799-38-3
Número de Páginas: 196 p.
Formato: 15,5 x 21,5 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

Nove textos reunidos que tematizam a persistente ausência do Estado brasileiro na garantia dos direitos sociais da população. Quatro deles
abordam, na primeira parte do livro, aspectos relacionados com a “Diversidade: juventude, identidade e inclusão social”, e cinco, na
segunda parte, tratam de “Políticas públicas: educação no campo, infância e formação de professores”.
A reflexão crítica dos autores mostra por que, no país, as políticas públicas não se traduzem efetivamente em mudanças na dinâmica das
instituições, nem nas condições de vida dos sujeitos alvo das ações governamentais.

Disponível em Livrarias
R$ 25,00


OLHARES COTIDIANOS (RE)VELAM O PROGRAMA TURISMO CO NEUTRO

Elenise C. P. Andrade
Eva. A. Bau
José B. Pinto Filho
(Organizadores)

Ano: 2011
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Renata Safádi
ISBN: 978-85-99799-30-7
Número de Páginas: 224 p.
Formato: 15 x 21 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

Livro resultante do projeto “Olhares Cotidianos da Certificação Turismo CO Neutro: logos e grafias de uma transformação da APA Itacaré/Serra
Grande, BA”, aprovado no edital Apoio a Tecnologias Sociais e Ambientais da Fapesb (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia) e
coordenado pela UEFS.
Organizado em quatro capítulos, com cartas que são testemunhos e relatos de sonhos e experiências de moradores locais, farto de documentação fotográfica, mostra a viabilidade de tornar o turismo um vetor de conservação da natureza e inclusão social nessa Área de
Proteção Ambiental, localizada no sul da Bahia, uma das paisagens litorâneas mais belas do país, coberta por extensos trechos de Mata
Atlântica.

Disponível em Livrarias
R$ 40,00


FORMAÇÃO DE PROFESSORES
retalhos de saberes

Marco Antonio Leandro Barzano
Maria de Lourdes Haywanson Santos Araújo
(Organizadores)

Ano: 2011
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Gustavo Torrezan
ISBN: 978-85-99799-34-5
Número de Páginas: 474 p.
Formato: 15,5 x 21,5 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

Relatos de diversos projetos de pesquisa, extensão e ensino, desenvolvidos em todos os cursos de Licenciatura da UEFS, são o conteúdo deste livro. Contextos singulares como o da educação especial, o da educação no campo e o da formação de professores em áreas específicas (educação ambiental, diversidade sexual, educação étnico-racial e avaliação de projetos) são tematizados e discutidos.
Trata-se de obra que é a culminância do projeto “Laboratório Multidisciplinar das Licenciaturas da UEFS”, financiado com recursos da
Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), através do Prodocência (Programa de Consolidação das Licenciaturas), Edital 2008.

Disponível em Livrarias
R$ 30,00


ESCOLAS NORMAIS DA BAHIA
olhares e abordagens

Ione Celeste Jesus de Sousa
Antônio Roberto Seixas da Cruz
(Organizadores)

Ano: 2012
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Justino Neto
ISBN: 978-85-99799-29-1
Número de Páginas: 170 p.
Formato: 15,5 x 21,5 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

De 1836 até o início da década de 1960 existiram as escolas normais da Bahia, estabelecimentos públicos que, ao longo de igual período no país, tiveram papel fundamental na formação de docentes para o ensino primário. Seis delas são estudadas neste livro: as de Salvador, Feira de Santana, Caetité, Nazaré das Farinhas, Vitória da Conquista e Ponte Nova (atual Wagner).
Os textos resultam de pesquisas na área de História da Educação de diferentes programas de pós-graduação. A característica mais notória dos
cursos normais era a predominância do sexo feminino. Mas, por trás dessa evidência, o que veio a se implantar no Brasil foi o modelo francês de disciplina escolar, que significava a inculcação de hábitos, comportamentos e valores com o objetivo de reforçar as relações de gênero. Daí a constituição de um novo sujeito social: a normalista, cujo modelo foi problematizado no cotidiano dessas instituições.

Disponível em Livrarias
R$ 30,00


MULTITÃO
experimentações, limites, disjunções, artes e ciências…

Susana Oliveira Dias
Elenise Cristina Pires de Andrade
Antonio Carlos Rodrigues de Amorim
(Organizadores)

Ano: 2012
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Verdesign Comunicação Visual LTDA.
ISBN: 978-85-99799-50-5
Número de Páginas: 160 p.
Formato: 21 x 24 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

A conjunção aditiva e tem importância crucial na concepção e realização deste livro que reúne textos de pesquisadores, artistas visuais, designers, poetas e músicos. Conceitos como os de multiplicidade, disjunção inclusiva, rizoma, dobra, diferença, acontecimento, entre outros, do filósofo francês Gilles Deleuze (1925-1995), tecem os fios dos diálogos dos autores consigo mesmos e com os leitores que se tornam também espectadores e ouvintes.
Ao invés de pontos, o que se experimenta em multiTão é a emergência de linhas de fuga para pensar-fazer o novo num campo tão instigante que é o da relação de ressonância mútua entre artes e ciências. Um livro, enfim, que não tem outra proposta, senão a de desarrumar o arrumado de moldes e ideias prontas nesse campo, motivo pelo qual interessa aos mais diferentes criadores, sejam eles educadores, artistas, cientistas ou sujeitos de qualquer outra prática social.

Disponível em Livrarias
R$ 30,00


SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DA BAHIA E SUA PRÁTICA EDUCATIVA 1862-1934

Angela Santana

Ano: 2012
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Justino Neto sobre fotografia de Antonio Ivo de Almeida
ISBN: 978-85-99799-43-7
Número de Páginas: 398 p.
Formato: 15,5 x 21,5 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

Neste livro — cujo texto original é a tese de doutorado que defendeu em 2008 na UFBA (Universidade Federal da Bahia) —, a autora estuda a relação entre história social e educação para mostrar o que foi a existência da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, durante o período de 1862 a 1934, tanto em seu projeto humanitário e assistencial quanto no que se refere aos princípios da fé católica que a definiram como instituição.
Um dos focos do estudo é, no âmbito da Santa Casa, o Asylo de Nossa Senhora da Misericórdia, que acolhia crianças abandonadas, as quais
eram deixadas anonimamente na Roda dos Expostos e se tornavam alunas da Escola Interna. Essas crianças, em sua maioria, desconheciam a própria origem e não tinham mais laços familiares: cresciam, estudavam, viviam e chegavam à idade adulta sob a proteção do Asylo.

Disponível em Livrarias
R$ 35,00


A SALVAÇÃO PELO ENSINO PRIMÁRIO BAHIA 1924-1928

José Augusto Ramos da Luz

Ano: 2013
Área: ECOLOGIA HUMANA E ETNOBIOLOGIA
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Laíse Freire
ISBN: 978-85-99799-76-5
Número de Páginas: 272 p.
Formato: 15,5 x 21,5 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

O conhecimento da educação infantil na Bahia nos anos 1920 é o objeto da pesquisa histórica apresentada neste livro, que tem como texto
original a tese de doutorado defendida em 2009 pelo autor no Programa de Pós-Graduação em História da UFBA (Universidade Federal da Bahia).
José Augusto Ramos da Luz elucida como, em meio ao atraso e conservadorismo, foram tomadas iniciativas políticas, econômicas e
sobretudo pedagógicas que tentaram modernizar a educação baiana. A sociedade da época vivenciava um processo de modernização sem
modernidade, mas, mesmo assim, produziu intelectuais e políticos que idealizaram um modelo de escola voltado para o interior e uma
educação que valorizasse a cultura do aluno e seu meio geográfico.

Disponível em Livrarias
R$ 30,00


VIOLÊNCIA E VITIMIZAÇÃO NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
a inclusão da escola no reconhecimento e prevenção

Maria Conceição Oliveira Costa
(Org.)

Ano: 2013
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Laíse Freire
ISBN: 978-85-7395-212-4
Número de Páginas: 78 p.
Formato: 15,5 x 21,5 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

Livro que apresenta, a partir de 2003, resultados de projetos de pesquisa do NNEPA (Núcleo de Estudos e Pesquisas na Infância e dolescência) da UEFS, articulados com os de outras universidades e redes de instâncias responsáveis pela prevenção e enfrentamento da violência em Feira de Santana.
A análise dos dados investigados ressalta que enfrentar o problema da violência contra crianças e adolescentes exige enfocá-lo como grave
desrespeito aos direitos humanos e reconhecer, com prioridade absoluta, a necessidade de garantir a efetivação desses direitos. Neste
sentido, é de extrema importância o papel de inclusão social que as escolas públicas podem — e devem — desempenhar.

Disponível em Livrarias
R$ 20,00


EDUCAÇÃO E GESTÃO LUSÓFONAS
diferentes olhares, diferentes caminhos.

Maria de Lourdes Haywanon Santos Araújo
Robinson Moreira Tenório
(Organizadores)

Ano: 2014
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Erica Silva
ISBN: 978-85-7395-223-0
Número de Páginas: 358 p.
Formato: 15,5 x 21,5 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

Reunião de ensaios sobre educação e gestão em distintas realidades territoriais e culturais como as de Angola, Portugal e Brasil, que compreendem desde reflexões teóricas até análises de experiências.
O livro resultou de um encontro, ocorrido em Lisboa, em março de 2012, de gestores e pesquisadores oriundos de diversos países falantes da
língua portuguesa. O desenvolvimento sustentável é uma das metas propostas pelos autores ao abordar o tema de diferentes perspectivas,
em que são cruciais o sentido de construção coletiva e o de compromisso, e não como tem sido habitual no mundo acadêmico.

Disponível em Livrarias
R$ 30,00


A ETNOBIOLOGIA NA EDUCAÇÃO IBERO-AMERICANA
compreensão holística e pluricultural da biologia
LA ETNOLOGÍA EN LA EDUCACIÓN
IBEROAMERICANA compreensión holística y pluricultural de la biología

Geilsa Costa Santos Baptista
Mauricio vargas-Clavijo
Eraldo Medeiros Costa Neto
(Organizadores)

Ano: 2014
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Geilsa Costa Santos Baptista
ISBN: 978-85-7395-222-3
Número de Páginas: 512 p.
Formato: 16 x 23,5 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

Reunião de trabalhos em português e espanhol de pesquisadores iberoamericanos que tematizam experiências inovadoras envolvendo o diálogo intercultural entre os saberes etnobiológicos e biológicos, dentro ou fora das salas de aula. O propósito dos organizadores é o de contribuir para estreitar as parcerias entre o acadêmico, o escolar e os diversos meios socioculturais onde a educação acontece.
A reflexão crítica desenvolvida pelos autores demonstra que, em sua grande maioria, as escolas são marcadas pelo cientificismo, uma posição
ideológica segundo a qual a ciência é a única fonte de conhecimentos válidos. Daí a importância do que propõem: reconhecer e valorizar experiências e saberes diversos, inclusive os de culturas tradicionais, que podem se converter em ações para além dos espaços educativos, onde prevaleçam o respeito, a tolerância e a convivência democrática.

Disponível em Livrarias
R$ 60,00


A LEITURA E A (RE)ESCRITURA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA
diferentes olhares, diferentes caminhos

Carla Luiza Carneiro Borges
Maria Lúcia Souza Castro
(Organizadoras)

Ano: 2016
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Erica Silva sobre fotografia das autoras
ISBN: 978-85-5592-031-8
Número de Páginas: 304 p.
Formato: 15,5 x 21,5 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

Coletânea de textos de professores e pesquisadores de várias universidades brasileiras que tematizam diferentes meios, modos e estratégias do ensino de leitura e escrita. O que se percebe é um rico diálogo dos autores cujos trabalhos estão organizados em onze capítulos. Em “Contribuição dos portadores textuais para o ensino da escrita”, por exemplo, estuda-se a relação entre o ensino da escrita e o meio social, a fim de mostrar até que ponto as experiências individuais com os portadores de texto, fora do espaço escolar, influenciam no processo de ensino da convenção escrita da língua.
Em “O vídeo como espaço de reescrita: estudantes de Ensino Médio, autores de Álvares de Azevedo e Machado de Assis”, estuda-se a experiência de transposição dos textos desses autores pelos alunos para o roteiro e sua realização em imagens-movimento. “Reflexões sobre as formas de intervenção do professor no texto do aluno” é também um dos trabalhos que chamam atenção porque focaliza uma particularidade: o professor é o leitor imediato e, na maioria das vezes, único do texto escrito pelo aluno

Disponível em Livrarias
R$ 30,00


INCLUSÃO SOCIAL EM TEMPOS DE VIOLÊNCIA
o lugar da escola e da família

Rosely Cabral de Carvalho
Mirela Figueiredo Santos Iriart,
Maria Helena da Rocha Besnosik
Denise Helena Pereira Laranjeira
(Organizadoras)

Ano: 2016
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Erica Silva
ISBN: 978-85-5592-007-3
Número de Páginas: 226 p.
Formato: 15,5 x 21,5 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

Como recuperar e fortalecer o papel da escola e dos laços familiares diante da trágica — e não apenas assustadora — realidade de violência dos dias atuais? Eis a pergunta que está na origem deste livro. Seu objeto de estudo é o cotidiano das escolas públicas de Feira de Santana, a segunda cidade da Bahia.
Ao longo de oito capítulos, os autores, que são docentes, pesquisadores e estudantes da UEFS, enfatizam a importância do fio condutor do diálogo, traduzido numa ação plural capaz de atender, por exemplo, a situações como a da criança que, em seu desespero silencioso, presencia a morte da mãe pelo pai e da adolescente de 14 anos cujo namorado foi assassinado no local em que se divertiam. Ação plural que
deve se caracterizar, em sua urgência, pela análise das desigualdades sociais tão acentuadas, pela mudança das políticas públicas que só têm fracassado e a adoção imediata de medidas eficazes de proteção à infância e à adolescência.

Disponível em Livrarias
R$ 25,00


A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
à luz do materialismo histórico-dialético

Manoel Gonçalves dos Santos

Ano: 2016
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Erica Silva
ISBN: 978-85-6692-003-5
Número de Páginas: 296 p.
Formato: 15,5 x 21,5 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

De imediato, chama atenção o título deste livro cujo enfoque teórico é marxista, uma raridade nos dias de hoje, ao contrário do grande interesse que tinha essa corrente de pensamento para os estudiosos de problemas brasileiros nas décadas de 60 a 80 do século passado. O autor, entretanto, foge ao que seria a aplicação mecânica do marxismo à história da formação de professores no Brasil.
O foco do estudo é a organização curricular do curso de Pedagogia de uma universidade pública baiana, em que a qualidade da formação
docente se constitui como o aspecto principal da análise crítica. No contexto neoliberal da economia globalizada, socialmente perverso, o que preocupa Manoel Gonçalves dos Santos é, num país periférico, como o Brasil, o preparo do professor de educação básica e dos anos iniciais.

Disponível em Livrarias
R$ 30,00


ENTRE O CAMPO E A ESCOLA
existem saberes que descolonizam e dialogam

Gelisa Costa Santos Baptista
Ano: 2011
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Laís Lara Costa Baptista
ISBN: 978-85-5592-047-9
Número de Páginas: 62 p.
Formato: 27 x 21 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

Elaborado como um recurso didático, este livro nasceu de uma experiência de ensino vivenciada pela autora, em 2001, como professora
de Biologia do Colégio Estadual Dom Pedro II, no município baiano de Coração de Maria. O que se verificou nessa experiência foi a dificuldade
apresentada pelos alunos, vários dos quais eram trabalhadores agrícolas, diante do enfoque cientificista de ensino dessa disciplina.
A saída criativa de Geilsa Baptista foi promover o diálogo entre a cultura da ciência e a cultura pré-escolar dos alunos. Neste sentido,
foram valiosos os conhecimentos tradicionais que eles possuíam, voltados para agricultura local. Um dos aspectos interessantes do
estudo é a denominação tradicional das principais partes dos vegetais cultivados em Coração de Maria com os respectivos nomes científicos.
Ilustrado, o livro, em linguagem bem acessível, mostra como é a lavoura do abacaxi, feijão, milho e mandioca nesse município, pertencente à
Área de Expansão Metropolitana de Feira de Santana.

Disponível em Livrarias
R$ 30,00


NAS TRAMAS TECNOLÓGICAS EDUCACIONAIS
diálogos entre a formação e as práticas de ensino

Solange Mary Moreira Santos
Selma Barros Daltro de Castro
Jean da Silva Silva
(Organizadores)

Ano: 2016
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Elvira Maria Ribeiro
ISBN: 978-85-5592-039-4
Número de Páginas: 440 p.
Formato: 15,5 x 21,5 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

Livro cujo foco é a construção de práticas educativas que fomentam o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no nível
básico das escolas públicas. Reúne textos de professores e alunos e compreende três partes: “Tecnologias, fundamentos, práticas e
formação”, “Tecnologias e inclusão” e “Currículo e prática docente”.
Entre os vários aspectos significativos abordados pelos autores, um se refere à importância do acesso à informação e ao conhecimento como um direito dos indivíduos, a fim de que possam efetivamente participar da vida coletiva, constituindo-se, desse modo, como valor fundamental para o processo de sobrevivência civilizada. O outro ressalta a necessidade de abertura do professor para o novo, que
se traduz em não ter medo de correr riscos e enfrentar preconceitos, na medida em que ele é um exemplo vivo de ser social que pensa, cria e
transforma

Disponível em Livrarias
R$ 30,00


PESQUISA COLABORATIVA E INOVAÇÕES EDUCACIONAIS EM ENSINO DE BIOLOGIA
profissionalização e práticas educativas

Claudia Sepulveda
Marigela Almeida
(Organizadoras)

Ano: 2016
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Erica Silva sobre ilustração de Silvia Miranda
ISBN: 978-85-5592-023-3
Número de Páginas: 276 p.
Formato: 15,5 x 21,5 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

Livro cujo foco é a construção de práticas educativas que fomentam o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no nível
básico das escolas públicas. Reúne textos de professores e alunos e compreende três partes: “Tecnologias, fundamentos, práticas e
formação”, “Tecnologias e inclusão” e “Currículo e prática docente”.
Entre os vários aspectos significativos abordados pelos autores, um se refere à importância do acesso à informação e ao conhecimento como um direito dos indivíduos, a fim de que possam efetivamente participar da vida coletiva, constituindo-se, desse modo, como valor fundamental para o processo de sobrevivência civilizada. O outro ressalta a necessidade de abertura do professor para o novo, que se traduz em não ter medo de correr riscos e enfrentar preconceitos, na medida em que ele é um exemplo vivo de ser social que pensa, cria e transforma.

Disponível em Livrarias
R$ 30,00


PESQUISA EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS
carecterísticas e tendências

Antonia Almeida Silva
Márcia Aparecida
(Organizadoras)

Ano: 2016
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Erica Silva
ISBN: 978-85-5592-007-3
Número de Páginas: 226 p.
Formato: 15,5 x 21,5 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

É ainda recente no Brasil a área de pesquisa em políticas educacionais, cujo tema tão amplo — em seus vários e complexos aspectos — os
autores deste livro focalizam. Os textos selecionados são oriundos de uma amostra bastante significativa de teses e dissertações defendidas
em distintos programas de pós-graduação em Educação.
A contribuição mais importante dos trabalhos agora publicados é chamar atenção para a necessidade urgente de se aprofundar, tanto
na pesquisa quanto na formação de pesquisadores de políticas educacionais, o tratamento epistemológico e teórico-metodológico
para efeito de análise dos problemas investigados. Daí, o que se mostra igualmente crucial: a necessidade de se aprofundar a discussão sobre
as vantagens e possibilidades de explicitação dos fundamentos dos estudos que vêm sendo desenvolvidos nesse campo.

Disponível em Livrarias
R$ 30,00


UMA AVENTURA UNIVERSITÁRIA NO SERTÃO BAIANO
da Faculdade de Educação à Universidade Estadual de Feira de Santana

Ana Maria Fontes dos Santos

Ano: 2016
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Jorge Inoue Santos
ISBN: 978-85-5592-043-1
Número de Páginas: 451 p.
Formato: 15,5 x 21,5 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

Disponível em Livrarias
R$ 30,00


LIVRO, LEITURA E INCLUSÃO SOCIAL NO SERTÃO BAIANO
da Faculdade de Educação à Universidade Estadual
de Feira de Santana

Claudio Cledson Novaes
Marcia Helena da Rocha Besnosik
Mírian Sumica Carneiro Reis
(Organizadores)

Ano: 2016
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Erica Silva sobre a logomarca da Associação Biblioteca Comunitária Maria das Neves Prado
ISBN: : 978-85-99799-21-5
Número de Páginas: 3164 p.
Formato: 15,5 x 21,5 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

Ler é o signo-ação deste livro, tanto no sentido cognitvo, o de apreender o código da língua, quanto no de conhecer o contexto da realidade em que se vive. A consciência dessa necessidade foi a contribuição decisiva para se promover e organizar o I Encontro sobre Livro, Leitura e Inclusão Social no Território Nordeste II da Bahia, no povoado de São José do Paiaiá, em Nova Soure, entre os dias 4 e 7 de dezembro de 2014, com o apoio da prefeitura do município, UEFS, UNEB, Capes e Biblioteca Nacional.
Signo-ação porque um fato singular originou esse evento: no Paiaiá existe e funciona a maior biblioteca rural do mundo, a Biblioteca Comunitária Maria das Neves Prado, uma iniciativa de Geraldo Prado, que, ali nascido, filho de um vaqueiro analfabeto, pôde estudar e hoje é pesquisador e professor da UFRJ. Possui essa biblioteca 110 mil livros, 15 mil revistas e jornais, cinco mil gibis, nove computadores interligados à internet. Oferece cursos de artesanato, pintura, esportes, e atende a moradores locais e de municípios vizinhos.

Disponível em Livrarias
R$ 30,00


CIRCUITOS CULTURAIS JUVENIS EM FEIRA DE SANTANA, BAHIA

Mirela Figueiredo Santos Iriart
Denise Helena Pereira Laranjeira
Eduardo Luedy
Ivan Faria
(Organizadores)

Ano: 2017
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Erica Silva sobre foto de Eduardo Luedy
ISBN: 978-85-3592-057-8
Número de Páginas: 202 p.
Formato: 15,5 x 21,5 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

Coletânea de ensaios cujas reflexões intensificam-se ao longo da pesquisa-ação realizada com grupos e coletivos juvenis de Feira de
Santana, entre 2013 e 2015, e dialogam com dois pesquisadores de áreas conexas, o sociólogo Juarez Dayrrel e o etnomusicólogo Luciano
Caroso.
O foco do livro é a noção de circuitos culturais nesta era tecnológica da arte, a primeira da história. Circuitos que, construídos pelos
jovens na legítima apropriação do espaço urbano de Feira de Santana, se expressam em manifestações de música, dança, grafite e poesia. Na
medida em que, com forte apelo popular, essas manifestações se produzem por mídias múltiplas e se constituem como redes, elas
afirmam sua proposta de cultura alternativa, aberta a novas formas de lazer, de interação e de sensibilidade estética.

Disponível em Livrarias
R$ 30,00


PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA EM FOCO
(re)visitando questões e desafios

Marinalva Lopes Ribeiro

Ano: 2017
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Erica Silva
ISBN: 978-85-5592-067-7
Número de Páginas: 361 p.
Formato: 15,5 x 21,5 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

Coletânea de estudos organizada em duas partes. A primeira analisa e discute aspectos concernentes aos cursos de graduação e pósgraduação da UEFS, à identidade docente e ao desenvolvimento profissional de professores; a segunda trata dos desafios do professor
da educação superior.
A aprendizagem baseada em problemas, a relação entre teoria e prática no ensino superior e o curso de pedagogia como o locus do
professor alfabetizador são, entre outros, os temas relevantes abordados pelos autores e à luz de um fato: a fragilidade, no Brasil, da
educação básica, apesar das políticas de expansão da educação superior, principalmente dos cursos de licenciatura

Disponível em Livrarias
R$ 60,00


QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR
vozes que se entrecruzam

Marinalva Lopes Ribeiro
Ana Carla Ramalho Evangelista Lima

Ano: 2017
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Erica Silva
ISBN: 978-85-5592-068-4
Número de Páginas: 285 p.
Formato: 15,5 x 22,5 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

Se, antes desta chamada era global e digital, “qualidade” era um atributo que muito se prezava nas instituições em geral, e não apenas
nas educacionais, hoje o termo, associado ao que designa excelência, inovação, crescimento e competitividade intensa na produção de
conhecimentos, é o dilema em face do qual se encontram as universidades no Brasil. Daí, este livro, que muito interessa a gestores, docentes pesquisadores e alunos.
Os textos reunidos focalizam e examinam os múltiplos fatores críticos relacionados à organização e ao funcionamento do ensino superior brasileiro, o que o deixa muito em desvantagem no ranking mundial. Mas não apenas isso, porque os autores veem e sugerem perspectivas de real elevação da qualidade tão desejada.

Disponível em Livrarias
R$ 50,00


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
seguindo o curso de suas águas

Luelene Souza Santos
Keu Apoema
Mary de Andrade Arapiraca
(Organizadoras)

Ano: 2018
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Erica Silva sobre ilustração de Marciela Paula
ISBN: 978-85-5592-070-7
Número de Páginas: 360 p.
Formato: 15,5 x 21,5 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

Três pesquisadoras educadoras e contadoras de histórias desenvolveram um projeto do qual resultou este livro. Seu ponto de partida — a tradição oral da arte do conto, que existe desde os primórdios da humanidade — é o termo contação de histórias como sinônimo de narração de histórias. As vivências fundamentais de seu trabalho são os contatos que tiveram com narradores tradicionais do interior da Bahia e de Burkina Faso, país da África Ocidental.
Essas vivências foram propiciadas pelas pesquisas produzidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. Seu foco
é o conto, que está presente em diferentes contextos culturais, num percurso que vai da tradição para a contemporaneidade, dos antigos
serões às bibliotecas e salas de aulas, constituindo-se como matéria em sua unidade e diversidade, bem como pelas relações, funções e
percepções que suscita.

Disponível em Livrarias
R$ 40,00


CAMINHOS DA EDUCAÇÃO NA BAHIA
seguindo o curso de suas águas

José Augusto Ramos da Luz
(Org.)

Ano: 2019
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Jace Carvalho s/foto do Álbum da Bahia
ISBN: 978-85-5592-096-7
Número de Páginas: 274 p.
Formato: 15,5 x 21,5 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

Reunião de oito textos que abordam um período importante da história da educação na Bahia. Dois aspectos contraditórios chamam a
atenção no que se refere às culturas escolares no sistema estadual de ensino: para os estratos pobres da população, ler, escrever e contar;
para as elites, uma educação ampla, aprofundada e irrestrita.
Ainda que tenham aumentado a presença das classes populares na escola e os índices de escolarização, com a criação de novos
estabelecimentos de ensino na capital e, principalmente, no interior do Estado, esse aumento esteve longe de atender às reais necessidades
da Bahia.

Disponível em Livrarias
R$ 35,00


PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVA NA UNIVERSIDADE

Ana Carla Ramalho Evanglista Lima
Marinalva Lopes Roberto
Fabricio Oliveira da SIlva
(Organizadores)

Ano: 2019
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Ana Carla Ramalho Evangelista Lima s/fotografia de
Iron Pereira
ISBN: 978-85-5592-095-0
Número de Páginas: 372 p.
Formato: 15,5 x 21,5 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

A mudança de currículos e práticas pedagógicas são aspectos fundamentais dos textos reunidos nesta coletânea em que o foco das análises é o trabalho docente na universidade. Daí a pertinência metodológica do termo-chave utilizado: pesquisa-ação colaborativa.
À luz desse enfoque, o que o conjunto dos trabalhos ressalta é a necessidade de se repensar a pedagogia do ensino superior, a qual,
caracterizada pelo pensamento único da racionalidade técnica, é cega e surda, no cotidiano acadêmico, à emergência de diferentes sujeitos
históricos e de suas linguagens, com o aporte das novas tecnologias de informação e comunicação.

Disponível em Livrarias
R$ 35,00


ESCOLAS AO POVO
Ingênuos, presos e trabalhadores na escolarização
baiana 1870-1890

Ione Celeste J. de Souza

Ano: 2019
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Jaciene Carvalho sobre imagem escolhida pela Autora
ISBN: 978-85-5592-092-9
Número de Páginas: 438 p.
Formato: 15,5 x 21,5 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

Livro cujo texto original é sua tese de doutorado em História Social (PUC/SP, 2006), o que a autora focaliza é a escolarização de pobres na
Bahia entre 1870 e 1890. Para abordar o tema, realizou cuidadosa pesquisa em fontes documentais da época, em que aparecem discursos sociais, morais, políticos e religiosos dos últimos anos do Império e primórdios da República.
No estudo, muito chama a atenção o pensamento que as classes dominantes tinham a respeito dos estratos socialmente marginalizados da população baiana e como para os quais definiram estratégias de controle quanto às diferentes formas de ler, escrever e contar.

Disponível em Livrarias
R$ 45,00


POLÍTICAS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Solange Lucas Ribeiro
Maria José Oliveira Duboc
Lucimêre Rodrigues de Souza
(Organizadoras)

Ano: 2020
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Ramon Mello
ISBN: 97855592105-6
Número de Páginas: 433 p.
Formato: 17 x 24 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

O presente livro reúne textos de pesquisadores da área da educação que, a partir de diferentes abordagens e experiências, refirmam o
compromisso com a escola inclusiva, para que a todos os brasileiros sejam assegurados acesso, permanência e êxito no processo de
escolarização. Trata-se de uma obra de educadores para educadores e para todos aqueles que lutam e acreditam em políticas indutoras de
modificações da estrutura e do funcionamento da escola quer seja na dimensão físicoarquitetônica quer na pedagógica, respeitando a
diversidade e a singularidade dos sujeitos que a compõem. Enfim, longe de apresentar soluções para as questões e as dificuldades cotidianas
vivenciadas na educação, esta publicação pretende descortinar olhares e possibilidades a serem explorados no chão da escola.

Disponível em Livrarias
R$ 60,00


DEFICIÊNCIA E SOCIEDADE

Félix Diaz Rodriguez
Miguel Angel Garcia Bordas
José Antonio Souza Matos
(Organizadores)

Ano: 2020
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Ramon Mello
ISBN: 978855592103-2
Número de Páginas: 262 p.
Formato: 17 x 24 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

Este livro, constituindo o Volume 3 da Coleção V CBEI, que leva como título, Deficiência e Sociedade, completa um ciclo mais do esforço dos
grupos de estudo e pesquisa em educação especial de diferentes universidades que participam mancomunadamente, da festa de
conhecimentos de nossos congressos. As ideias que nele se expressam, são resultado de pesquisas científicas, discussões acadêmicas,
orientações de trabalhos científicos, dissertações e teses, de intercâmbio nas aulas ministradas em diferentes tipos de ensino e de muitas horas lendo, aprofundando e ampliando conhecimentos constatados na prática profissional de todos os autores que nesta obra participaram.
Eles, colocam a serviço dos leitores, uma gama de critérios, conceições e experiências, que harmonizam com a realidade da diversidade da
socialização, da aprendizagem e da educação do público alvo da educação especial inclusiva.

Disponível em Livrarias
R$ 40,00


EDUCAÇÃO INCLUSIVA FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIAS

Antonilma Santos Almeida Castro
Edinalma Rosa Oliveira Bastos
Zenilda Fonseca de Jesus Souza
(Organizadoras)

Ano: 2020
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Ramon Mello
ISBN: 978855592104-9
Número de Páginas: 388 p.
Formato: 17 x 24 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

Este livro traz reflexões sobre o processo de pesquisa, formação e experiências docentes no âmbito da educação inclusiva, focalizando as
ações pedagógicas direcionadas para alunos com deficiências e com outros tipos de especificidades relativas à saúde. A intenção foi dialogar
com profissionais da educação e áreas afins, os quais também se debruçam sobre essas temáticas. Nesse sentido, essa obra aglutina
experiências acadêmicas com referenciais teóricos que problematizam os eixos formativos no campo da Educação Especial na perspectiva da
Educação Inclusiva.
As discussões tecidas a respeito da formação e da experiência docente são pautadas em filiações teóricas que se reportam à necessidade de buscar c tendências emancipatórias nas quais a inserção e permanência do aluno com deficiência ou com outra peculiaridade, no contexto escolar, evidencie-se em um processo inclusivo. Nesse caso, compreende-se a relevância do espaço da escola como um cenário que
tem o compromisso de garantir a todo o alunado o acesso aos saberes construidos socialmente, não os tornando privilégio somente para
alguns poucos.

Disponível em Livrarias
R$ 60,00


CARTOGRAFIAS FORMACIONAIS DOCENTES
realces socioepistemológicos, curriculares e pedagógicos

Ana Verena Freitas Paim
André Luiz Brito Nascimento
Nadja Maria Lima Maciel
(Organizadores)

Ano: 2021
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Paula Gesteira sobre fotografias de @huiamarcioribeiro
ISBN: 978-65-89524-05-2
Número de Páginas: 68 p.
Formato: 17 x 24 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

Formatar encaminhamentos que valorizem o magistério no tocante à formação profissional, às condições de trabalho, às melhorias dos salários e à construção de planos de carreiras;Realizar atividades práticas, nas escolas, nas áreas de ensino, pesquisa ou extensão, por parte do estudante;Facilitar o acesso às fontes nacionais e internacionais de pesquisa, ao material de apoio pedagógico de qualidade, ao tempo de
estudo e produção acadêmica-profissional.Incentivar a integração interdisciplinar da prática educativa e sua modelagem para possíveis
ações conjuntas articuladas.
Este livro, oriundo de situações didáticas vivenciadas pelos professores cursistas do PARFOR – UEFS traz em seu bojo uma organização acadêmica de formação docente mais orgânica, desenvolvida na vida acadêmica, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino, nos movimentos sociais e nas relações criativas entre natureza e cultura, na perspectiva de:Fortalecer uma política de formação continuada para os professores nos sistemas de ensino;Primar pelo exercício de pensar crítica e reflexivamente a organização e a gestão escolar;Propor uma rede física das escolas com espaços mais apropriados à dinâmica educativa;

Disponível em Livrarias
R$ 50,00


CURTA-METRAGEM NA SALA DE AULA
multiletramento e sequência didática

Francisco Fábio de Vasconcelos
Eliene Ramos da Silva

Ano: 2022
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Paula Gesteira
ISBN: 978-65-89524-09-0
Número de Páginas: 268 p.
Formato: 15 x 21 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

Este livro tem como foco o aprimoramento da competência leitora dos estudantes através da linguagem verbo-audiovisual por meio das
narrativas fílmicas do gênero curta-metragem. Com a necessidade de aproximar as leituras extraescolares vivenciadas pelos alunos e, ao
mesmo tempo, as novas tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto da sala de aula, é apresentado aqui um
material de estudo que finda com uma sequência didática. As discussões teóricas foram pautadas nas aprendizagens propostas pelo Caderno de Objetivos do Ensino Fundamental II, documento do município de Feira de Santana/BA, e nas habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular para o ensino da Língua Portuguesa na série do 9º ano. Além desses documentos que norteiam o ensino da Língua Portuguesa nesta rede, importantes autores serviram de embasamento às categorias teóricas analisadas neste livro. Espera-se com isso que esta produção de caráter científico seja capaz de ser mais uma possibilidade de referência para os estudos na área da linguagem.

Disponível em Livrarias
R$ 35,00


RELAÇÃO PROFESSOR E ESTUDANTE NA UNIVERSIDADE

Fabricio Oliveira da Silva
Marinalva Lopes Ribeiro
(Organizadores)

Ano: 2022
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Paula Gesteira e Ana Carla Ramalho Evangelista Lima sobre fotografias de Iron Pedreira Alves
ISBN: 978-65-89524-08-3
Número de Páginas: 372 p.
Formato: 15 x 21 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

O livro Relação Professor e Estudante na Universidade é uma coletânea de trabalhos oriundos da pesquisa desenvolvida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Pedagogia Universitária – NEPPU da Universidade Estadual de Feira de Santana. Os textos que compõem a obra trazem para a cena trabalhos que refletem os modos como os professores e estudantes mantêm relações pedagógicas e afetivas, considerando as necessidades de aprendizagens dos estudantes, bem como o desenvolvimento de estratégias de ensino tecidas por professores da UEFS. São trabalhos que focalizam discussões em torno das questões inerentes à leitura e escrita acadêmicas, estratégias de ensino e aprendizagem, perfil sócio profissional e identitário de professores e estudantes, entre outros temas que a pesquisa RELAÇÃO PROFESSOR ESTUDANTE NA UNIVERSIDADE favoreceu, possibilitando engendrar discussões os pesquisadores e autores dos textos aqui apresentados.

Disponível em Livrarias
R$ 50,00


O MEU CORPO SOU EU?
narrativas de cadeirantes sobre a construção da imagem corporal

Carla Borges de Andrade

Ano: 2022
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Justino Neto
ISBN: 978-65-89524-28-1
Número de Páginas: 336 p.
Formato: 15 x 21 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

“O meu corpo sou eu” é uma obra instigante que resulta da tese de doutoramento da autora, e se propõe a inquietar a sociedade para que
repense suas formas de conceber a deficiência e, de modo particular, a pessoa cadeirante, a fim de que se proponham políticas públicas
significativas e verdadeiramente efetivas que minimizem a invisibilidade que tanto atinge essas pessoas. O livro revela que cada cadeirante
experiencia elementos e etapas muito particulares relacionadas ao modo como foi construindo e percebendo sua imagem corporal antes e após a aquisição da deficiência, que partem das relações intra e interpessoais vivenciadas por cada pessoa, cuja interpretação se dá a partir de suas subjetividades. Também evidencia uma íntima relação entre a pessoa e a cadeira de rodas, pois a imagem corporal se apropria desse aparelho, tornando-o uma extensão do próprio corpo que lhe abre possibilidades, ainda que para os outros seja visto como símbolo de limitação. Assim, a cadeira de rodas se liga ao corpo dessas pessoas, esse corpo que é delas, esse corpo que é elas.

Disponível em Livrarias
R$ 50,00


AVALIAÇÃO DO ENSINO PELO ESTUDANTE
NA PERSPECTIVA DOCENTE

Verônica Alves
Sônia Sampaio

Ano: 2023
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Valdomiro Santana
ISBN: : 978-85-99799-21-5
Número de Páginas: 100 p.
Formato: 17 x 24 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

Este livro aborda a Avaliação do Ensino como instrumento avaliativo que busca melhorar a qualidade da Educação Superior por apontar para o papel estratégico do estudante em prover informações úteis que potencializem o processo de melhoria do fazer universitário. A obra traz como recorte narrativo a percepção de professores sobre a possibilidade de discentes avaliarem o ensino. Ao mesmo tempo, reconhece que a abertura para a participação estudantil pressupõe inovações no fazer pedagógico, na identidade e na cultura acadêmica. Tomamos como ponto de partida o contexto das universidades europeias, pois é a partir da preocupação em melhorar a qualidade do Ensino Superior ministrado no continente europeu que a prática de envolver os estudantes no processo avaliativo se estabelece e se destaca como meta nos anos que sucedem a instalação do Processo de Bolonha.

Disponível em Livrarias
R$ 30,00


DARWINISMO E O RACISMO CIENTÍFICO NO BRASIL

Claudia Sepulveda
Yaci Farias
Ricardo Machado
Juanma Sánchez Artega

Ano: 2023
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Ramon Mello sobre ilustração de Paula Hollanda
ISBN: : 978-85-99799-21-5
Número de Páginas: 98 p.
Formato: 21 x 29,7 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

Entre 1870 e 1930, médicos, bacharéis de direito, antropólogos e literatos, que compunham a elite intelectual brasileira, adotaram diversas interpretações das teorias evolutivas de Darwin para propor uma solução científica para o suposto problema de civilizar uma nação
miscigenada. Qual a relação entre a adesão ao darwinismo por esses intelectuais e o modo como a elite econômica e o estado lidaram com as
massas de ex-escravizados no período pós-abolição? Qual a relação entre esses discursos e práticas e as tensas relações étnico-raciais e
desigualdades sociais que até hoje enfrentamos no Brasil?
Essas são questões que os autores pretendem discutir de modo a motivar e apoiar professoras e professores de diferentes áreas de
conhecimento a desenvolverem uma educação antirracista, segundo os princípios dispostos nas leis 10.639/03 e 11.645/08, tendo como base a história do racismo científico no Brasil.

Disponível em Livrarias
R$ 60,00


DIÁLOGOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRACISTA

Marco Antônio Leandro Barzano
Maria Cristina de Jesus Smapaio
(Organizadores)

Ano: 2023
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Paula Gesteira
ISBN: 978-65-89524-52-6
Número de Páginas: 276 p.
Formato: 15 x 21 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

As pessoas que propõem o diálogo deste livro, são egressas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de
Feira de Santana. Elas, enquanto educadoras, também compartilham de um sonho: uma educação antirracista. Não estão a brincar os
autores e autoras e também não nos oferecem apenas palavras doces a acalantar o status quo racial da sociedade brasileira que se acostumou
com a ideia de que descendentes de africanos e de indígenas devem ser subalternizados. Além da crítica, seguem com propostas, subversões da linguagem e explicitação de fatos ocultados sobre as condições que os nossos e as nossas vivenciam cotidianamente no ambiente escolar, nas festas populares, nos presídios.

Disponível em Livrarias
R$ 40,00


A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DO ESTADO REPUBLICANO
entre ditaduras e resistências democráticas

José Augusto Ramos da Luz
Antonieta Miguel
(Organizadores)

Ano: 2023
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Paula Gesteira
ISBN: 978-65-89524-46-5
Número de Páginas: 382 p.
Formato: 17 x 24 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

Os artigos reunidos nesta coletânea apresentam um panorama abrangente de diversos aspectos da História da Educação na República
com recortes temáticos que abrangem desde o final do século XIX até o final da década de 1980. São análises que abordam diversos aspectos
das culturas escolares que se entrecruzam com questões econômicas, políticas, sócias e culturais e podem ajudar a elucidar permanências e
rupturas nas sociedades estudadas.

Disponível em Livrarias
R$ 60,00


QUESTÕES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
profissionalização e práticas educativas

Lilian Miranda Bastos Pacheco
(Organizadora)

Ano: 2018
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Gabriel Cayres
ISBN: 978-85-232-1761-7
Número de Páginas: 215 p.
Formato: 17 x 24 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

A presente obra aborda diferentes Necessidades Educacionais Especiais (NEE) – como a paralisia cerebral, deficiência mental, deficiência visual, surdez e dislexia –, a importância de uma rede de apoio que englobe a pessoa, a família e sua comunidade, assim como implicações educacionais, em termos de legislação, políticas públicas, formação e prática do professor, estratégias de ensino e instrumentos de mensuração que possam facilitar a socialização, a comunicação e o desenvolvimento da pessoa com NEE.

Disponível em Livrarias
R$ 35,00


FORMAÇÃO DOCENTE PARA UMA PEDAGOGIA
DO SENTIDO DA VIDA

David Moises Barreto dos Santos
Cristiane da Silva Santana da Paz
Fernanda Saviani Zeoti
(Organizadores)

Ano: 2023
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Uefs Editora
ISBN: 978-5-89524-61-8
Número de Páginas: 226 p.
Formato: 17 x 24 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

O presente livro contém 19 casos de ensino escritos por professores de diferentes níveis de ensino e de diversas partes do país. Eles narram dilemas vivenciados no cotidiano da prática docente que tocam temáticas pedagógicas e existenciais de naturezas diversas como inclusão, sentido do trabalho, estágio em docência, comportamentos desafiadores, pandemia, assédio, saúde mental discente e docente, entre outros. Em especial, esses casos buscam oportunizar a reflexão e formação docentes à luz de uma pedagogia do sentido da vida, fundamentada no pensamento de Viktor Frankl.

Disponível em Livrarias
R$ 50,00


INTELIGÊNCIA ARTIFICIL E EDUCAÇÃO
refletindo sobre os desafios contemporâneos

Lynn Alves
(Org.)

Ano: 2023
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS / EDUFBA
Edição: 1ª
Capa: Diego Zabot – criado por IA
ISBN: 978-65-89524 – 59 – 5
Número de Páginas: 227 p.
Formato: 17 x 24 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

Nas paginas que se seguem, voce encontrara um mergulho profundo e reflexivo sobre a presenca da Inteligencia Artificial (IA) nos espacos
escolares e academicos. Nossa intencao e desvelar as multiplas dimensoes, tensoes e possibilidades que essas tecnologias trazem consigo, com destaque especial para a presenca marcante do ChatGPT.
A IA tem se mostrado uma forca transformadora em diversos aspectos de nossa sociedade, e a educacao nao poderia ficar a margem dessas
mudancas. No entanto, ao explorarmos a relacao entre a IA e os ambientes educacionais, somos confrontados com uma serie de questoes complexas e desafiadoras. Neste livro, buscamos ir alem da superficie e adentrar nos meandros dessa tematica, trazendo a tona debates necessarios e cruciais.

Disponível em Livrarias
R$ 45,00


EDUCAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
democratização e saberes na cibercultura

Verônica Alves
Cristiane Porto
Edvaldo Couto
(Organizadores)

Ano: 2023
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Felippe Heliodório Santos Moura sobre a ilustração
de Igor Bento
ISBN: : 978-65-89524-56-4
Número de Páginas: 324 p.
Formato: 17 x 24 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

Este livro aborda a Educação e a Divulgação Científica em um contexto mundial de pandemia causado pela Covid-19. No quadro pandêmico, diante das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), assumimos o afastamento social presencial e desenvolvemos estratégias de convivência por meio da aproximação social digital. Por conseguinte, as relações via internet se intensificaram, o mundo passou praticamente a funcionar de modo remoto via Rede Mundial de Computadores. Paralelamente, nós nos voltamos ansiosamente para a Ciência na esperança que explicasse e contornasse o problema estabelecido mundialmente. A Educação, a Ciência e a Divulgação Científica encontraram espaço fértil em redes sociais digitais como o Instagram, o Twitter, o TicTok, o Facebook e o Youtube, onde pessoas compartilham conteúdos e informações sobre a pandemia.

Disponível em Livrarias
R$ 60,00


CARTOGRAFIA DA LEITURA
a biblioteca escolar como espaço de múltiplas aprendizagens

Rita de Cassia Brêda Mascarenhas Lima

Ano: 2023
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Erica Silva
ISBN: 978-65-89524-53-3
Número de Páginas: 266 p.
Formato: 17 x 24 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

O objetivo é desvelar até que ponto a concepção de biblioteca escolar que perpassa o cotidiano das escolas contribui para o processo de formar leitores, fomos, ao longo do processo, como num mosaico, revelando e descrevendo contornos e condições materiais e de funcionamento desses espaços; conhecendo, por meio de observações e diálogos, as percepções dos professores e alunos sobre o papel da biblioteca na formação leitora dos alunos; e, ainda, registrando e mapeando as experiências de leitura desenvolvidas nas bibliotecas escolares ou articuladas com elas e o impacto dessas experiências para a formação de leitores.

Disponível em Livrarias
R$ 40,00


TRABALHANDO FEITO CUPIM
experiências educativas deocoloniais

Eduardo Oliveira Miranda
Marta Alencar dos Santos

Ano: 2024
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS / EDUFBA
Edição: 1ª
Capa: Vânia Vidal
ISBN: 978-65-89524-64-9 UEFS Editora
ISBN: 978-65-5630-557-8 EDUFBA
Número de Páginas: 347 p.
Formato: 15 x 22 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

Quando se trata de mudança de atitude, no que se refere a políticas de inclusão, o argumento de que as teorias só são interessantes enquanto
teorias, já que não são aplicáveis dentro de uma realidade tangível, se repete. No entanto, o que professoras-autoras apresentadas provam, ao colocar suas histórias na roda para pensar o racismo no sistema educacional brasileiro, propondo estratégias para uma educação antirracista, é que uma lei ou uma teoria pode, sim, tornar-se realidade, à medida que pessoas/instituições se colocam – na medida do possível – em posição de reflexão de suas práticas, a partir dessas teorias/leis. A obra configura ainda uma ação que agrega pesquisa, ensino e extensão, algo muito debatido por quem pesquisa o ensino, levando em consideração a formação de professoras(es).

Disponível em Livrarias
R$ 50,00


ENTRE EXPERIÊNCIAS E SABERES
transições de estudantes em mobilidade acadêmica

Eduardo Oliveira Miranda
Marta Alencar dos Santos

Ano: 2024
Área: EDUCAÇÃO
Editora: EDUEFS
Edição: 1ª
Capa: Justino Neto
ISBN: 978-65-89524-81-6
Número de Páginas: 250 p.
Formato: 15 x 21 cm
Acabamento: Brochura
Idioma: Português

Esta obra é pautada por questões relacionadas ao universo da mobilidade acadêmica, no cenário da internacionalização do ensino superior,
analisando as transições desenvolvimentais, as estratégias de afiliação empreendidas, as experiências e influências na vida dos estudantes de
graduação. O foco da obra volta-se para as práticas de internacionalização desenvolvidas em uma universidade pública baiana, para compreender como a mobilidade estudantil internacional colabora para a formação universitária e o desenvolvimento humano.
Experienciar a mobilidade possibilita aos estudantes a interpretação de um outro mundo. Graças ao suporte teórico do Interacionismo Simbólico, foi possível olhar e compreender as aquisições desenvolvimentais dos estudantes intercambistas produzidas sobre um habitus em permanente renovação, que se enriquece de experiências novas, de transições e passagens.

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